Femea ou macho? como saber?

Pode não ser uma tarefa simples diferenciar  o macho da femea, a melhor coisa é fazer um teste  para se ter certeza, mas existem indícios que pode facilitar na distinção de machos e fêmeas.Você pode observar os ossos pélvicos que nos machos são mais fechados e nas fêmeas abertos, as penas do rabo da fêmea normalmente são de tamanho igual, e nos machos as penas nas pontas são mais arredondadas.As fêmeas fazem mais barulho que os machos, os machos têm a cabeça mais arqueada.
                                             
Algumas dicas para identificar:
 Podemos ver  que nas imagens a cabeça do macho tem predominancia amarela , e na da femea tem predominancia cinza.A bochecha da femea possui um laranja mais suave , já na do macho é mais forte .
contudo a parte inferior da cauda da femea possui listras , já na parte inferior da cauda do macho é uniforme.
OBS:lembrando que , o melhor seria fazer um teste para saber , pois são apenas indicios .
As caracteristicas podem mudar as vezes ,devido as espécies variadas de calopsitas como por exemplo:
Pérola: A mescla entre a pérola é bem expressiva, é fácil a percepção do cinza no amarelo elas se misturam bem. Sendo que essa mistura de cores se dão em forma de conchas.A face costuma ser amarela toda salpicada de cinza e a crista amarela com riscas cinzas.As penas do dorso parecem com escamas de peixe que podem variar de branco ao amarelo sempre com misturas ao cinza.As penas das asas são cinza, com faixas amarelas. A cauda é amarela, e o peito assim como a barriga são listrados de amarelo e cinza.Machos podem perder o tom perolado na fase adulta devido a quantidade de melanina.

Cara Branca: A cara banca é considerada uma variação do Arlequim, são mesclas de cinza com branco sendo que o rosto normalmente é inteiro branco ou inteiro cinza e cristas são cinzas. As manchas também dependem de cada calopsita isolada. Nas fêmeas a face interior da cauda com estrias pretas e brancas.
                                          
Sabendo essas informações voce sabera se seu bichinho é macho ou femea.