domingo, 11 de setembro de 2011

Reprodução

 Normalmente  por volta de 1 ano e 4 meses de idade, estão maduras para botar. A média de ovos por período é de 3 a 6 ovos e o intervalo da postura de um ôvo  para outro é de, mais ou menos 2 a 3 dias.
Mesmo não tendo se acasalado ela irá entrar no processo normal de botar. Há quem defenda a idéia de que os ovos devem ser deixados no ninho para não estimular a fêmea a entrar,  com rapidez, em novo processo de botar e há quem defenda que os ovos devem ser retirados do ninho. Eu creio que isto depende da personalidade e perspicácia de cada calopsita. Por experiência já vi calopsita (sem acasalamento) que, ao desejar colocar novos ovos, jogava para fora do ninho os ovos velhos.A femea choca os ovos durante 18 a 21 dias,e é auxiliada pelo macho.
Construindo um ninho:ninho deve ser construido numa caixa fechada que deve ter de 35 a 38 centimetros  de altura,com uma largura e profundidade de 25 centimetros ,bem como uma abertura com 7 e 8 centimetros.
Tempo estimado para separar os filhotes:voce deve retirar o filhote com aproximadamente  35,45ou 50 dias de vida ou então após 8 semanas após ter nascido.

caracteristicas básicas de uma calopsita



A calopsita é uma ave de origem australiana ,com uma incrivél capacidade de imitar sons .Tanto que algumas aprendem até mesmo falar.Ela pode chegar á uma altura máxima de 30 cm ,quando bem tratada sua estimativa de vida é de 20 anos no máximo.Sua alimentação é variada ,com  alpiste, painço, arroz com casca, aveia ,e girassol miudo.
OBS:uma grande quantidade apenas de girassol diminui a longividade de vida da ave , pois contem um alto teor calórico e de gordura no qual ficam acumuladas no figado.